As férias

colunas_realmommy_falapri

As férias

Hoje a maioria dos pequenos entra de férias. O que parece só diversão aos olhos de grande parte da população, pode ser enlouquecedor.

Nos primeiros dias, vai tudo bem. Que delícia! Tempo livre, filme, pipoca. Com o passar do tempo, parece que vamos perdendo a criatividade e, o que antes entretinha, agora é muito obvio. Ufa! Não é fácil!

Vamos fazer um pequeno resgate: para que servem as férias afinal? Qual a função desse período de tempo sem exercer obrigações (sejam elas estudar ou mesmo trabalhar)?

As férias são um momento precioso de descanso. Aquele tempo que varia de 1 semana a 1 mês, mais ou menos, que você precisa aproveitar para desligar da rotina e respeitar mais o seu sono. É quando você vai poder “esticar” seu tempo e assistir aquele filme bacana que está passando na TV. E de quebra, pode ser que tenha planejado uma linda viagem. Que delícia! Tem mesmo é que aproveitar!

As férias não deveriam servir para levarmos o carro na revisão, limparmos a casa insanamente, arrumarmos todas as gavetas, ir ao dentista e abrirmos conta no banco.

As férias são para fazer coisas prazerosas: comer um bolo de chocolate com as amigas no horário que você costuma trabalhar; andar de manhã no parque e brincar com as crianças; tomar água de coco as três horas da tarde… É momento de conhecer um lugar novo, ir a uma exposição, ficar de pernas para o ar.

Com os pequenos, a ideia é a mesma. Hoje as crianças têm rotinas puxadas. Elas também precisam de um break. Um momento só delas em que podem aproveitar como crianças.
Uma vez ao dia, podemos programar sair de casa e fazer uma atividade externa. É suficiente. Não precisamos ocupar todo o horário em que a criança estaria na sala de aula com infinitas outras coisas por fazer.

As crianças podem brincar com o que tem: chamar os amiguinhos para se divertirem juntos, trocar experiências, aprender um com o outro.

Levar a criança ao cinema na quarta-feira, por exemplo, é uma ideia maravilhosa! Só não exagere na dose! Não é preciso levar ao parque, cinema, teatro e museu tudo em um mesmo dia! Combinado? É exaustivo para todos!

Pegue leve com você! Pegue leve com as crianças! Não tem nada de errado em fazer um brigadeiro de panela, sentar na poltrona com uma revista de fofoca e ver o tempo passar. Isso não nos faz alguém menos qualificado. Ao contrario, mostra que você tem respeito consigo mesmo, com o corpo e com a mente.

Exercícios de higiene mental são fundamentais se queremos sobreviver nos dias de hoje. Caso contrario, ninguém aguenta! Só mesmo se fossemos super heróis ou heroínas da Marvel. E olhe lá!

O site também entra em férias. Portanto, a coluna #falapri volta em Agosto.
Caso queiram entrar em contato comigo, é só enviar um email para perspectivaop@gmail.com

img1448632913989

Priscila Lambach

Pedagoga | Mestre em Psicologia da Educação

Site www.perspectivaop.com

Author: realmommy

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.