Ser pai

Em 2010 minha esposa ficou grávida. A gravidez foi caminhando normalmente, com alguns percalços, porque a Lu passava muito mal. Acompanhei ultrassom, consultas, a acompanhei em internações em razão de seu mal estar, compramos roupas, berço etc. Até esse momento, essa era toda minha experiência em “ser pai”. 
IMG_7844

Na trigésima sexta semana, fomos em mais um ultrassom de rotina. Durante o exame a médica nos disse: “Mãe, teremos que resolver”. Eu não havia entendido o significado de “resolver” e a médica nos explicou que havia uma ruptura alta na bolsa, sendo que o líquido estava no limite e que seria necessário antecipar o parto.

Lá vamos nós ao médico e de lá fomos direto para maternidade. Lá ficamos mais uma semana, a Lu em repouso absoluto, tentando recuperar o líquido com muito soro. Conseguimos segurar mais seis dias e, exatamente com 36 semanas e 6 dias fomos ao parto.

IMG_7845
E ali, diante dos meus olhos, surgiu o milagre da vida! A Isabella havia chegado na hora certa, na melhor hora possível. Quase não havia mais líquido na bolsa da Lu e o cordão umbilical estava bem enrolado em seu pescoço. Ela nem mesmo chorou de imediato e houve alguns segundos de muita tensão e ali eu descobri, nessa fração de segundos, o que é ser pai.

IMG_7846

E a primeira vez que eu ouvi o choro da Isabella eu sorri! Aquele choro significava que ela estava bem.

Ninguém nasce pronto para ser pai, os cursos ajudam com alguns cuidados, mas não te ajuda naquilo que é mais importante, no “SER”.

Ser pai é um ato contínuo, do contrário, você não “seria”, você “estaria pai”, como algo de momento.

Ser pai é sua obrigação perpétua, de carinho, amor, cuidado e de ensino. É o maior desafio da sua vida, é o que irá te mover a ser alguém melhor. É um sacerdócio.

Ser pai é repreender o seu filho quando necessário, ainda que você não queira fazer isso. Porque no final, você não quer mais o seu bem estar, mas o melhor para os seus filhos e, às vezes, o melhor é a repreensão. Passar a mão na cabeça do seu filho quando ele estiver errado, tornará você cúmplice de atitudes erradas do seu filho no futuro. Portanto, temos que fazer a nossa parte. A educação dos meus filhos não é terceirizada, é obrigação minha.

IMG_7842

Eu tenho orgulho de dizer que troquei muitas fraldas, fiz muitas mamadeiras, acordei várias noites e acalmei meus filhos para que a Lu pudesse ter seu momento de descanso.

Dois anos depois da chegada da Isabella, Deus nos presenteou com o Henrique, meu amigão!

Um dia eu te conto a história dele e, olha, não foi nada fácil.

IMG_7841

Como eu disse, não tem um manual de como ser pai, você apenas é …

“E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.”
‭‭Efésios‬ ‭6:4

 

 

Author: realmommy

Share This Post On